Concurso:
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O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO, em exercício e o SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ, nos termos da Lei Estadual nº 10.884, de 2 de fevereiro de 1984, e suas alterações, da Lei Estadual nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, e suas alterações, da Lei nº 14.404, de 7 de julho de 2009, e da Lei nº 15.009 de 4 de outubro de 2011, tornam pública a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo de 3.000 (três mil) cargos de Professor, classe Pleno I, referência 1 (inicial da classe), do Grupo Ocupacional Magistério – MAG – do Quadro I – Poder Executivo, criados pela Lei nº 15.244, de 6 de dezembro de 2012, cargos vagos decorrentes da Lei nº 13.296, de 7 de março de 2003, e da Lei nº14.272, de 19 de dezembro de 2008, com lotação na Secretaria da Educação.
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Cargo:
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Cargo Professor Pleno I
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Remuneração:
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Verificar no subitem 2.2
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Inscrições:
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Taxa: R$ 60,00 (sessenta reais).
Horário:Será admitida a inscrição somente via internet solicitada no período entre 10 horas do dia 22 de junho de 2013 e 23 horas e 59 minutos do dia 21 de julho de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF.
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Links importantes:
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Resumo do Edital (Conhecimentos Básicos)
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14.2 CONHECIMENTOS
14.2.1 Nas provas, serão avaliados, além de habilidades, conhecimentos conforme descritos a seguir.
14.2.2 CONHECIMENTOS BÁSICOS (PARA CARGO/DISCIPLINAS)
I - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
1 Conceito de administração pública.
2 Conceito de servidor público.
3 Princípios da administração pública.
4 Direitos e deveres dos servidores públicos.
5 Responsabilidade dos servidores públicos.
6 Normas estaduais aplicáveis aos servidores públicos.
6.1 Enfoque sobre a Lei no 12.066/1993 (Plano de Carreira do Magistério).
6.2 Decreto no 25.851/2000 (afastamento de servidores para estudos de pós-graduação).
6.3 Lei no10.884/1984 (Estatuto do Magistério Oficial do Estado).
6.4 Lei no14.431/2009 (Redenomina o Grupo MAG 1o e 2o graus e promove a revisão do sistema remuneratório).
6.5 Enfoques principais sobre a Lei no 9.826/1974 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Ceará).
6.5.1 Do provimento dos cargos – Capítulos I a X.
6.5.2 Dos direitos, vantagens e autorizações – Capítulos I a VI.
6.5.3 Do regime disciplinar – título VI – Capítulos I a VII.
6.6 Lei no 15.243/2012 (Disciplina o Art. 3o da lei no 15.064/2011).
6.7 Lei no 14.404/2009 (Altera a redação dos Arts 10 e 19 da Lei no 12.066/1993 e dá outras providências).
6.8 Lei no 15.009/2009 (Cria a nova tabela vencimental para profissionais de nível médio do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica –MAG, e dá outras providências.
6.9 Lei no 15.064/2011 (Altera o vencimento dos professores de nível superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica – MAG, e dá outras providências).
LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO:
1 Lei no 9.394/1996 e suas alterações (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
2 Lei no 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente).
3 Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 205 a 214).
4 Emenda Constitucional no 53/2006.
5 Lei no 11.494/2007 e suas alterações.
6 Decreto Federal no 5.154/2004 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
7 Lei no 11.114/2005.
8 Lei no 11.274/2006.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS:
1 História do pensamento pedagógico brasileiro.
1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico
brasileiro.
1.2 Projeto político pedagógico.
2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem.
2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
3 Principais teorias da aprendizagem.
3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo.
3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias
de aprendizagem.
3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e pedagogia.
3.4 Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.
3.5 Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
3.6 Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos
alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais.
4 Teorias do currículo.
4.1 Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola.
4.2 Gestão da aprendizagem.
4.3 Planejamento e gestão educacional.
4.4 Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem.
4.5 O Professor: formação e profissão.
4.6 A pesquisa na prática docente.
4.7 A dimensão ética da profissão.
5 Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira.
6 Políticas educacionais para a educação básica.
6.1 Ensino Médio.
6.1.1 Diretrizes, Parâmetros Curriculares, currículo e avaliação.
6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no Ensino Médio.
6.1.3 Ensino Médio Integrado: fundamentação legal e curricular.
6.2 Educação Inclusiva.
6.3 Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do Ensino Médio.
6.4 Protagonismo Juvenil e Cidadania.
21 LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos.
2 Tipologia textual.
3 Ortografia oficial.
4 Acentuação gráfica.
5 Emprego das classes de palavras.
6 Emprego do sinal indicativo de crase.
7 Sintaxe da oração e do período.
8 Pontuação.
9 Concordância nominal e verbal.
10 Regência nominal e verbal.
11 Significação das palavras.
RACIOCÍNIO LÓGICO:
1 Noções de Lógica.
1.1 Estruturas lógicas e diagramas lógicos.
1.2 Valores lógicos das proposições.
1.3 Conectivos.
1.4 Tabelas-verdade.
2 Lógica de argumentação.
3 Sequências e séries.
4 Correlação de elementos.